Quem faz?

Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa)

O Centro foi fundado em 10 de agosto de 1980 e registrado em 27 de abril de 1982 e aconteceu no contexto do movimento de redemocratização do Brasil. O marco histórico para a criação do Cedenpa foi a participação de um representante (nome) do movimento negro do Pará no encontro realizado em Alagoas em 1980, em função da fundação do Memorial Zumbi dos Palmares. 

A instituição visa contribuir para a eliminação de todos os mecanismos que produzem discriminaçao racial, estimulando a conscientização e propondo políticas públicas para a população negra no Pará, visando a construção de uma sociedade equitativa e igualitária.

Odara - Instituto da Mulher Negra

Sediado em Salvador, na Bahia, o Instituto Odara foi fundado em 2010 e é uma organização negra feminista centrada no legado africano. O Instituto atua pelo fortalecimento da autonomia e garantia de direitos das mulheres negras, além de combater as violências raciais e de gênero. O Instituto desenvolve e apoia programas, projetos e agendas que atuam no combate ao racismo, sexismo, LGBTfobia e outras formas de opressão, em busca da construção de uma sociedade de Bem Viver. 

A incidência política da instituição está organizada através do Programa de Direitos Humanos, Programa de Comunicação, Programa de Educação e Formação Política e Programa de Saúde das Mulheres Negras. 

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdo e analisar nosso tráfego.

Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.